Calos nos pés: o que são e como amenizar esse problema

Calos nos pés: o que são e como amenizar esse problema

Com o passar dos anos  nossos pés mudam de formato,uns aumentam outros diminuem de tamanho, e continuamos a usar o mesmo  numero de calçado. Por isso  aparecem os calos, devido ao atrito constante da pele. O pé contem 26 ossos  2 sesamóides  114 ligamentos  e 20 musculos. Tudo isso estão ligados por tecidos, vasos  sanguíneo e nervos, e revestido por camadas de pele. Sendo que a pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Quando a epiderme é agredida ela tem uma reação de engrossamento, provocando a morte do tecido celular como defesa  das camadas mais profunda, então se formarão os calos.

O calo é formado pela pressão ou atrito da pele em determinados pontos, provocando uma isquemia do tecido, formando bolha superficial ou profunda. Os  calos são extremamente irritantes e feios, sua cor pode ser cinza ou amarelado com uma aparência seca, dura, escamosa e a maioria deles são muito dolorosos. Há vários tipos de calos: interdigitais, duro,vascular,periungueal, neurovascular, militar, dorsal, millet e subungueal.

Calo interdigitais: É aquele famoso calinho dolorido entre os dedos, ele também é conhecido como “calo mole” é muito comum nas mulheres devido os sapato de bico fino, salto alto. A falange (ossinho do dedo) em contato com a pele, provoca uma lesão dolorosa e normalmente esse calo aparece entre o 4º e 5º dedo.

Calo vascular e neurovascular: normalmente esta localizada na planta dos pés. São pequenos vasos sanguíneos e ramificações nervosas entremeados na massa de queratina.Por isso é muito dolorido.

 

Calo periungueal e subungueal: Ele aparece quando a unha e a pele fica pressionando uma contra a outra, assim nasce o para proteger do atrito intenso.

Calo duro: É formado no calcanhar e na lateral do hallux valgus(dedão).Ele tem a cor amarelada, é duro e tem vários tamanhos e bastante doloroso. O aparecimento desse calo pode ser o uso inadequado sapato ou deformidades ortopédica.

 

Calo militar: Aparece na parte inferior do pé, normalmente são múltiplos calos pequenos com núcleo. O aparecimento desse calo pode ser a diminuição da transpiração nos pés.

 

Calo dorsal: Esse calo é aquele que toda mulher odeia, ele é formado nas articulações dos dedos .  com o uso inadequado de calçados nós vamos adquirindo esses calos, que funciona como forma de proteção contra o atrito com os ossos.

 

Calo millet: É localizado na parte superior do pé. Tem a espessura muito fininha, ele não provoca grandes problema

 

Como amenizar o problema

Primeiro passo é descobrir  quais os sapatos que estão provocando o aparecimento dos calos. Feito isso  vamos cuidar dos calos que apareçam. Dificilmente um calo desaparece,mas  com os cuidados necessários pode ameniza bastante  o problema. Você  pode  ir regularmente a um podólogo para cortar as unhas, fazer uma hidratação, lixar os calos desbastar se necessário (não desbastar os calos em casa, deixa para um profissional fazer) colocar protetor entre os dedos caso tenha calo interdigitais para amenizar a dor.

Lembre-se nossos pés merecem ser bem tratados, porque ele que sustenta todo nosso peso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*